A O/Modernt tem o prazer de anunciar o seu Prémio de Composição anual(2023), organizado em colaboração com o Festival Internacional de Música de Marvão (Portugal), Rusk Chamber Music em Jakobstad (Finlândia) e Fondazione Entroterre (Itália). A composição vencedora será premiada com 4.000€ e será estreada em 2023 na Suécia, e em Portugal, Itália e Finlândia em 2023/2024.
BRAHMS
Inventando o Passado
Numa célebre chamada às armas, Schumann destacou Brahms como um jovem compositor capaz de abrir novos caminhos na música do século XIX. Brahms aceitou o desafio fazendo algo que nos esforçamos continuamente para fazer na O/Modernt: reinventar o passado. Baseando-se no seu fascínio pela música antiga, ele reconfigurou materiais tradicionais, incorporando-os em novas totalidades expressivamente poderosas que são impregnadas de sentimento pessoal e urgência contemporânea.
A O/Modernt estimula candidaturas para o seu Prémio de Composição 2023 que invoquem o espírito de Brahms, olhando para trás e para frente, para o passado e para o futuro. O tema pode ser interpretado livremente, de modo a reflectir os próprios interesses e preocupações do compositor.
As pontuações serão atribuídas por um júri internacional, presidido por Jill Jarman, e incluirá Ondřej Adámek, Alasdair Beatson, Nicola Campogrande, Sebastian Fagerlund, Matthew Peterson, Vicky Sayles, Raminta Šerkšnytė e Benjamin Staern.
Prazo limite para envio de candidaturas: 23:59 CEST em 31 de março de 2023 (os candidatos devem registar-se electronicamente via MUVAC).
DESCARREGAR REGRAS DO CONCURSO